Sobre o Memória Votorantim

COMPROMISSO ENTRE GERAÇÕES,
CONSTRUÇÃO DO NOSSO LEGADO

Memória Votorantim é a área que cuida da preservação e da produção de conhecimento a partir da história da Votorantim e de seus empreendedores.

Partindo para uma nova fase, em 2017, às vésperas do centenário da Votorantim, a área reviu seus propósitos e posicionamento, buscando avançar em sua contribuição e compromisso histórico.

Tendo como convicção que história não é só passado, de que carregamos a história conosco e a fazemos no presente, o Memória Votorantim inaugurou, então, uma nova fase de trabalho.

Apoiada na gestão do conhecimento, a área amplia seu entendimento de um centro de memória para um centro de registro histórico e produção de conteúdo que aprofunda o entendimento da empresa e de seus empregados, bem como da sociedade a respeito da trajetória da Votorantim e da família empreendedora e sua relação com a história do Brasil.

ORIGENS HISTÓRICAS

O Memória Votorantim guarda os registros de uma história que se inicia em 1918. Sempre como empresa familiar, a Votorantim é fruto da liderança de quatro gerações da família empreendedora. Por si só um mérito, já que são poucas as empresas familiares que alcançam essa longevidade e perduram por gerações.

Em suas origens, de um lado, um imigrante português, Antônio Pereira Ignacio, que chega ao Brasil ainda criança e se torna comerciante e industrial na São Paulo que se transformava em metrópole no início do século 20. De outro, o jovem pernambucano José Ermírio de Moraes, vindo de uma família dedicada aos engenhos de açúcar, mas que tomou novos rumos, estudou nos Estados Unidos e se instalou em São Paulo.

Caravana da Associação Sorocabana de Imprensa, com Antonio Pereira Ignacio à frente. Sorocaba, 1939

A união desses dois homens alavanca a Votorantim que hoje conhecemos e inaugura uma história visionária e empreendedora. Inaugura também o capítulo da família empreendedora, com o casamento de Helena Pereira, filha de Antônio Pereira Ignacio, com José Ermírio de Moraes, e o nascimento de seus quatro filhos: José Ermírio de Moraes Filho, Antônio Ermírio de Moraes, Maria Helena Moraes Scripilliti e Ermírio Pereira de Moraes.

Pioneiros e empreendedores, José Ermírio de Moraes e seus filhos tiveram influência econômica, política e social na vida do país e consolidaram seus negócios sempre atendendo e antevendo as necessidades do Brasil. Também marcaram sua trajetória por consciência social, apoio à educação, saúde e cultura.

A terceira geração da Família, em compromisso com o legado de seus pais e avós, permanece na direção dos negócios e lançou a Votorantim para o mundo, estando hoje em 23 países. A quarta geração se aproxima cada vez mais da liderança e já faz parte de algumas instâncias de governança.

José Ermírio de Moraes (a frente e esquerda) e Antonio Pereira Ignacio (4º da esquerda para direita) com funcionários da fábrica de Tecidos Votorantim, déc. 1930.

Certos de que nossa história se faz pelo compromisso entre gerações – as que passaram, as que aqui estão e as que virão – convidamos a todos a fazer parte e construir nosso presente e nosso futuro.