A Acerbrag é uma empresa de origem familiar, localizada na cidade de Bragado, Argentina, dedicada à elaboração de produtos de ferro e aço de alta qualidade. Produz aço para os mais diversos usos, e é um importante fornecedor de ferro para obras civis e industriais em todo o país. Com mais de cinquenta anos de história, sua produção é importante por ser uma das maiores siderúrgicas do país.

Fundada no ano de 1964, inicialmente com o nome de Acería Bragado, a Acerbrag nasceu como uma siderúrgica de pequeno porte, comparada às que temos nos dias de hoje. Construir a empresa em Bragado foi um desafio nos anos 60, visto que a infraestrutura era quase inexistente para a construção de uma siderúrgica na região. Inicialmente a produção era voltada à construção civil e industrial, com foco na indústria automobilística e naval.

A empresa iniciou sua trajetória crescendo junto com a cidade de Bragado, evoluindo juntas, história semelhante à outras empresas da Votorantim, como a cidade Alumínio no interior de São Paulo e a CBA, fábrica anexa à cidade. Em sua construção e em seus primeiros anos, vemos muitos trabalhadores rurais na siderúrgica argentina, além de comerciantes e técnicos como quadro de funcionários, em sua maioria residentes de Bragado. No início dos anos 70, por seu rápido crescimento, reflexo do sucesso econômico do período, vemos sua primeira expansão, com a construção de dois laminadores – nesta época o país aumentara sua produção de aço em quase 70%.

Os anos 80 marcaram uma época de profunda crise na empresa, ocasionada pela depressão econômica que passava a Argentina, devido ao aos reflexos da política econômica do período militar. Essa crise resultou em um quase fechamento da empresa no início dos anos 90, voltando à estabilidade apenas 7 anos depois, em 1997, quando foi adquirida pelo grupo familiar Lupier.

Após a compra pelo Grupo Lupier, foi rebatizada como Acerbrag S.A, e passou por um intenso processo de modernização, com robusto investimento em novas tecnologias, fazendo novamente a região de Bragado prosperar, em novo impulso de desenvolvimento econômico. Além disso, a empresa passa por uma reformulação de sua governança, focando suas diretrizes em bases sustentáveis, com foco na preservação do meio ambiente e na segurança de seus funcionários. Novas instalações foram construídas, sistema de gestão aprimorado e produtos com qualidade rara no mercado foram disponibilizados aos seus clientes – tornando assim a Acerbrag um player novamente importante no mercado nacional e internacional.

Apesar da forte modernização e qualidade de produção, a crise do início dos anos 2000 no país fez a companhia procurar novos parceiros, sendo a Votorantim a responsável pela sua gestão a partir de janeiro de 2008, quando adquire 27% de participação acionária e, menos de um ano depois, assume por completo o controle acionário da empresa com participação de 53% de seu capital. No final do ano de 2008, a Votorantim dá um salto significativo na produção de aço, após a compra da Acerbrag e outra siderúrgica colombiana no ano anterior, passando sua produção de pouco mais de 460 mil toneladas anuais de aço para mais de 1.1 milhões de toneladas anuais.

2008 é uma data expressiva para a Votorantim, pois com as aquisições dessas duas unidades internacionais, e aliando à produção das unidades localizadas no Brasil, nasce a Votorantim Siderurgia, unidade de negócio que objetivava reposicionar o crescimento da Votorantim no negócio siderúrgico, mostrando sua importância no cenário internacional e nacional.